OBJETIVOS
Conhecer a abordagem da Psicologia Analítica (Junguiana) para a Psicoterapia Infantil.
Aprofundar-se em entendimento no assunto.
Prover recursos e ferramental para a prática da Psicoterapia Infantil, segundo a Psicologia de Carl Gustav Jung
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- O inconsciente Infantil
2- Criança e o Adolescentes como Indivíduos
3- Transtornos Mentais em Crianças e Adolescentes
4- As relações parentais
5- Tipos Psicológicos e Aprendizado
6- Sexualidade bem vivida e abusada
7- Drogas, Agressividade, Bullying
8- Depressão e suicídio
9- Elaboração de conteúdo
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU (2000), mestrado em Ciências Médicas com o foco em Saúde na Comunidade - USP (2003). Foi docente e orientadora de monografias no Centro Universitário Barão de Mauá- Ribeirão Preto-SP. Trabalhou no Ambulatório de Saúde Mental de Serrana-SP, coordenou o Centro de Atenção Psicossocial de Serrana-SP, prestou consultoria pela UNESCO ao Núcleo de Saúde Mental Indígena -FUNASA- Ministério da Saúde- Brasília. Atualmente faz formação para analista em psicologia analítica pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica- São Paulo, afiliada a IAAP.
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista (1998), Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002) e Espacialização em Psicologia Analítica pelo Instituto Ânima de Estudos Junguianos (em andamento). Trabalha como Psicóloga Clínica, onde atende crianças, adolescentes e adultos e como Psicóloga Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, nas Varas da Infância e Juventude e de Família e Sucessões, desde 2010 até os dias atuais. Tem experiência como docente na UFSCAR, em outros cursos de graduação e no SENAC, junto ao Programa de Educação para o Trabalho, bem como em coordenação e docência em curso de capacitação de educadores para desenvolvimento de atividades ligadas à Orientação Sexual, Uso Indevido de Drogas e Violência. Tem ainda experiência nas áreas de Psicologia Social/Comunitária, Saúde, Organizacional e Desenvolvimento Humano.
Coordenadora do Instituto Ânima de Estudos Junguianos Analista de Adultos - Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - IPAC Analista de Crianças e Adolescentes -C G Jung Institute/Küsnacht-Zurique Instructor para Conferências e Seminários no C G Jung Institute/Zurique Supervisora trainee no C G Jung Institute/Zurique Membro do C G JUNG INSTITUTE, IPAC, AJB e IAAP Membro associado da SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência Membro da International Association for the Study of Dreams
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1994) e mestrado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Ministrou aulas no curso de graduação em Psicologia da Universidade Paulista - Unip. Trabalha em psicologia clínica em clinica particular desde 1995, com abordagem Psicanalítica. É psicanalista em formação pela Sociedade de Psicanálise de Ribeirão Preto - filiada à IPA desde 2002.
Melina Del' Arco de Oliveira Alécio - Psicóloga formada pela USP-RP, possui Formação em Arteterapia de Orientação Junguiana (Alquimy-Art, São Paulo), Especialista em História da Arte (FAAP-RP), Coordenadora do Travessia - Núcleo de Orientação Profissional e Psicoterapia.
Curso de Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São (FMRP-USP) graduado no ano de 1995. residência médica em psiquiatria pela FMRP-USP Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq HCFMUSP)
Psicóloga pela USP - Profa Mestre em Psicologia pela USP Docente da Universidade Paulista em Ribeirao Preto Psicoterapeuta na abordagem Junguiana Cooordenadora de grupos de estudos em Psicologia Analítica Facilitadora nos grupos de Oficinas de Mandalas Artesã em Mandalas
Psicóloga, formada pela PUC SP. Membro da SBPA – Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – Especialista em terapia de casal e família. Atende em consultório particular na cidade de Araraquara-SP e promove cursos relacionados à psicologia Junguiana. Coordena grupos de estudos e supervisão.
Psicólogo Clínico; Especialista em Psicologia Analítica pelo Instituto Ânima de Estudos Junguianos; Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da FCLAR/ UNESP Araraquara; Docente do Curso de Psicologia das Faculdades ITES de Taquaritinga; Docente do Curso de Especialização em Psicologia Analítica do Instituto Ânima de Estudos Junguianos.
Coordenador do Grupo de Pesquisa: Observatório de Violência e Práticas Exemplares, da USP, de Ribeirão Preto. Autor do livro: O BRASIL FUGIU DA ESCOLA: MOTIVAÇÃO, CRIATIVIDADE E SENTIDO PARA A VIDA ESCOLAR. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, violência, escolas públicas, instituição e criminalização. Atualmente busca implantar nas escolas públicas dispositivos e estratégias de MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES CONFLITUOSAS E DE VIOLÊNCIA.