Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/e/eb/a9/animaestudosjunguia1/public_html/eventos/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2854

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/e/eb/a9/animaestudosjunguia1/public_html/eventos/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/e/eb/a9/animaestudosjunguia1/public_html/eventos/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Formação Psicoterapia Infantil – Curso de Especialização Psicologia Analítica (Junguiana) Instituto Ânima

Formação em Psicoterapia Infantil

VIA APLICATIVO ZOOM

NOVA TURMA - MARÇO de 2023

OnLine (AO VIVO VIA ZOOM)    
Para alunos no Brasil e Exterior
(Faça sua formação sem viagens e hospedagens)

Informações Importantes:

1 - Apenas psicólogos e psiquiatras podem atuar em clínica terapêutica no Brasil.
2 - Para a obtenção do certificado é necessário 75% de presença (online com vídeo ativado - exceto casos previamente discutidos).
3 - Os vídeos das aulas estarão disponíveis para os alunos que solicitarem, porém, não contarão como presença.
4 - Faltas justificadas contarão como presença.

 Contamos com:
- 5 Professores formados diretamente pelo Instituto C. G. Jung (Zurique).
- 2 Professores supervisores no Instituto C. G. Jung (Zurique).
- 8 Professores com formação internacional (EUA, ITÁLIA, SUÍÇA).
- 13 Professores, professores universitários.
- 9 Professores membros diretos do International Association for Analytical Psychology- IAAP (Zurique).
Todos professores foram cuidadosamente selecionados para lhe oferecer uma excelente formação!

Confira os artigos publicados por nossos alunos:
Link: Artigos

Por quê?

Após ministrarmos cursos de Psicoterapia Infantil em Campinas - SP e Ribeirão Preto - SP, notamos urgência na formação profunda sobre o assunto, que emanava da experiência clínica dos nossos alunos.
Verificamos, que casos e mais casos demandavam formação intensa e específica, sobre a infância e adolescência, em caráter de urgência.
Em resposta a esse clamor, nosso corpo docente decidiu atender ao chamado e disponibilizar o conhecimento em forma de ensino profundo, sobre a compreensão do assunto, para capacitar nosso aluno à demanda atual, séria e necessária das crianças e adolescentes.

Objetivos

O curso objetiva tornar o aluno apto a:

1. Analisar e aprofundar o conhecimento teórico da Psicologia Analítica (Junguiana), assim como sua fundamentação teórica, seus procedimentos e métodos;
2. Capacitar o psicólogo ao estudo científico destes fundamentos, com vistas às intervenções com crianças e adolescentes na área clínica e institucional;
3. Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórica e prática em Psicologia Analítica (Junguiana), de tal forma que, os profissionais sejam multiplicadores e colaboradores da difusão desses princípios;
4. Exercitar a escuta e a observação, embasadas na Psicologia Analítica (Junguiana), considerando as especificidades do emprego deste referencial teórico;
5. Formar profissionais competentes, alicerçados pela Ética inerente à Escola Junguiana e consonantes com a responsabilidade pessoal e social.

Público alvo: Profissionais Graduados interessados ao aprimoramento do conhecimento na sua área de atuação, através da Psicologia Analítica.

ONDE

ONLINE Via aplicativo ZOOM

Quando

Agosto de 2022
Duração: 24 meses

CARGA HORÁRIA

360 horas

304 horas (Seminários)
48 horas (Supervisão de casos)
8 horas (Elaboração de artigos)

FREQUÊNCIA
1 Final de semana por mês

Sexta: 13h30 às 17h30 e das
18h30 às 22h30

Sábado: 08h30 às 12h30 e das
13h30 às 17h30

VALORES

Valor do curso: R$580,00 Mensais até o vencimento.

Pagamento à vista do total do curso: 10% de desconto

Ex-alunos/Alunos do Instituto:

Pagamento até o vencimento: 7 % de desconto
Pagamento à vista do total do curso: 12% de desconto

INSCRIÇÕES/MATRÍCULAS

R$150,00

Conteúdo Programático

Cine Ânima

Seminários:
01 - A Criança, como indivíduo

•Porque a Psicoterapia em Crianças
•Qual a menor/melhor idade
•O Inconsciente Infantil

02 - As entrevistas iniciais com pais.

• Manejo e parceria com os pais
• Acolhimento da preocupação
• Trabalho com a culpa
• A mediação entre o casal
• A sombra que aparecerá em ambos
• A aceitação do filho problema
• A recuperação do bode expiatório

03 - O arquétipo da criança e o arquétipo central

• A imaginação e o simbolismo na criança
• O arquétipo matriarcal e o patriarcal na formação da identidade
• A reação inconsciente da criança aos pais (arquétipo vs pais objetivos)
• O inconsciente coletivo familiar

04 - A primeira infância

• Vínculo Afetivo: o propulsor da Vida
• Ser pai e mãe de uma criança desejada
• Ser pai e mãe de uma criança indesejada
• A primeira infância com pais cuidadores
• A primeira infância com pais descomprometidos
• A formação do bode expiatório

05 - Trauma, Dissociação e Resiliência

• Consequências da experiência traumatizante, a curto, médio e longo prazo

06 - Abuso

• Novas configurações familiares e as possibilidades de abuso
• As relações de confiança entre filhos e pais
• Frustração e agressividade

07 - As consequências da humilhação

• Criminalidade
• Depressão
• Resiliência

08 - Desenvolvimento da Personalidade

• segundo a Psicanálise : Freud, Melanie Klein e Winnicot
• segundo a Psicologia Analítica: Neumann, Fordhan

09 - As grandes questões

• Os primeiros anos de vida: uma perspectiva simbólica
• A formação dos complexos materno e paterno
• Os complexos nos contos de fadas

10 - O inconsciente que se projeta
O desenho infantil - Estudos de casos
sonhos e pesadelos infantis.

• Consciente/ inconsciente na criança
• Constituição psíquica infantil: imagens e indicadores de criação de neuroses
• Estudo de caso

11 - Vivências e Representações

A) O inconsciente que se projeta

• O desenho infantil - Estudos de caso
• Sonhos e pesadelos infantis.
• Caixa de Areia – Estudo de caso

B) Sonhos e pesadelos infantis

• Os sonhos infantis e a dinâmica da Psique – Idalina A de Souza
• Consciente/ inconsciente na criança
• Constituição psíquica infantil: imagens e indicadores de criação de neuroses
• Estudo de caso

C) Outras vivências e representações

• O brincar e a realidade infantil
• O brincar no setting analítico

12 - Infertilidade, Perda Gestacional e Adoção

A) Infertilidade – 4 hrs - Idalina A de Souza

• A elaboração da frustração pela infertilidade
• Autoestima e infertilidade
• Possíveis fatores psicológicos da infertilidade

B) Perda Gestacional

• A elaboração do luto
• Autoestima e perda gestacional
• Fantasias relativas à perda gestacional

C) Adoção

• A clínica com casais em processo de adoção
• A criança adotiva
• A adoção pelo casal homoafetivo
• Fantasias e realidades quanto à adoção
• Estudo de casos

13 - Simpósio da Primavera

• A clínica da Perinatalidade

14 - A família 

A) Orientação aos pais

• Separação
• Relacionamento familiar
• Alienação Parental

B) Novas configurações familiares

• Abuso de poder entre os pais
• Irmãos consanguíneos, irmãos maternos, irmãos paternos e irmãos “postiços”.
• Solidão, depressão, raiva, oposição aos pais

15 - Os Principais Momentos de Transformação

A) Principais “estações”

• Final da primeira infância
• Adolescência
• Adulto jovem e a saída da casa dos pais
• A mãe castradora
• O pai onipotente

B) A entrada no mundo do adulto

• O processo de individuação: livre arbítrio
• Sonhos orientadores
• Narcisismo- o Édipo revisitado
• Contos de fadas orientadores
• Sonhos orientadores

16) Sexualidade

• Sexualidade infantil
• Sexualidade do adolescente
• Questões de gênero
• Gravidez precoce

17 - Psicopatologia da infância e adolescência

• O normal e o patológico
• Deficiências na criança e no adolescente: símbolos e resiliência
• O transtorno do espectro autista
• Hiperatividade e déficit de atenção
• Transtornos de comunicação e linguagem
• Transtornos de humor
• Transtornos de ansiedade
• Impacto da doença mental dos pais nas crianças e os pais dependentes (dependência de álcool, drogas, jogo, sexo etc)

18 - Psicofarmacologia

• Bases de farmacologia e psicofarmacologia para não-médicos. Farmacocinética, farmacodinâmica, interações medicamentosas, principais grupos de psicofármacos de interesse para a infância e adolescência.
• Principais psicopatologias na infância e adolescência (transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos emocionais, comportamentais, e do pensamento)
• Emergência psiquiátrica, suicídio, violência e abuso, internação psiquiátrica

19 - Tipos Psicológicos

• O conhecimento das habilidades e desempenho de cada tipo psicológico
• A vocação
• Tipo psicológico e escola, expectativa dos pais, demandas sociais e de mercado

20 - Projeções dos pais sobre os filhos

• O filho desejado
• O filho esperado
• O filho decepção
• O filho rejeitado
• A psicologia do abandonado
• Contos de Fadas sobre o tema

21 - Pais Narcisistas e as consequências sobre os filhos

22 - Psicossomática na Infância e Adolescência

• a doença como caminho
• Sintomas e simbolismos
• Principais sintomas psicossomáticos na infância
• Principais sintomas psicossomáticos na Adolescência
• A criança e o adolescente com câncer – Hospital do Câncer

23 - A adolescência

• A relação de poder na relação adolescente – adulto
• bullying e violência
• a formação do psicopata
• abuso de substâncias

24 - Tecnologia e sombra

• O quê, no jovem, o atrai para os conteúdos da sombra?
• A dificuldade na comunicação entre pais e filhos
• Influência da deep e dark webs
• Narcisismo, empoderamento e o falso self

25 - Drogadição

A) Teoria da Drogadição, sob a ótica da Psicologia Analítica
B) A Família e o drogadito
C) Tratamento Farmacológico

26 - A Arte

• Como ferramenta no trabalho com crianças e adolescentes
• livros, filmes, contos de fadas e jogos indicados para cada tipo de conflito infantil
• Argila
• Aquarela

27 - Simpósio da Primavera

28 - Monografias: Temas e Elaboração

29 - Estudos de casos clínicos 

Vamos
Falar em
Diferenciais?

1. Corpo docente constituído por profissionais de referência na área;
2. Horário das aulas propício para profissionais, que já estejam posicionados no mercado de trabalho;
3. Conteúdo teórico abrangente, que atende as necessidades do momento atual da Psicologia;
4. Supervisão de casos clínicos;
5. ​Treinamento realizado no próprio Instituto, com profissionais altamente qualificados.

Vantagens que você só vai encontrar aqui

Ajustado ao seu horário de trabalho

Montamos um horário pensando na sua vida profissional

TRANSMITIDO AO VIVO

Agora você pode fazer a formação que faz diferença sem ter que viajar para isso.
Com transmissão ao vivo e conteúdo armazenado temporariamente você poderá assistir posteriormente caso perca a aula.
0

HORAS

0

PROFESSORES

REFERÊNCIA NACIONAL & INTERNACIONAL

0

TÓPICOS

ESSENCIAIS

0

TUDO ISSO

1x ao MÊS

Matricule-se já!

Garanta sua vaga e um curso de excelência para uma excelente formação

Psicologia Analítica ou, incialmente, Psicologia Complexa ou Profunda, foi o nome dado por Carl Gustav Jung, para abarcar todo o seu sistema teórico. É uma obra imensa, densa e tem as raízes fincadas na profundidade do inconsciente, em regiões, algumas inalcançáveis ao ego. Estudar Psicologia Junguiana é chegar em si mesmo, porque é o caminho ideal para esta empreitada, considerado, metaforicamente, como a jornada do herói.

Idalina A. Souza

Membro do C G JUNG INSTITUTE

Inscrição

Sua matrícula só estará validada após o pagamento da taxa de inscrição.
Por favor preencha os dados abaixo.

TOP